segunda-feira, 20 de junho de 2011

O SUCESSO DO TRABALHO EM EQUIPE!- (CAP.3 DE NEEMIAS)

O SUCESSO DO TRABALHO EM EQUIPE!



O capítulo três de Neemias, nos traz uma lição prática do que significa “trabalho em equipe”. A primeira vista, por conter uma lista de nomes e detalhes geográficos, o texto pode parecer desinteressante. Mas estes nomes e referências a lugares mostram como cada família e cada pessoa contribuíram à obra de construção. Uma família assumiu a responsabilidade de edificar um trecho do muro, enquanto outra ergueu o próximo. Do sumo sacerdote e maiorais do povo aos residentes comuns de Jerusalém e de outras cidades judaicas, o povo pôs a mão à massa e trabalhou dia e noite. Apesar dos entulhos, portas queimadas e muros caídos, o povo mediante a liderança de Neemias ressurgiu das cinzas e realizou uma grande obra. Neemias, através da visão que Deus lhe deu, transformou o coração daquele povo. Vemos aqui o sucesso do trabalho em equipe:

O primeiro princípio do sucesso é a COORDENAÇÃO!

Durante os três dias que Neemias andou por Jerusalém, ele teve o cuidado de planejar bem a sua estratégia. Sabia onde cada pessoa ou grupo trabalharia, e designou os homens de Tecoa, Gibeom, Jericó, Mispa, etc. Cada pessoa sabia onde deveria estar, alguns tinham que reconstruir parte do muro, outros fazer reparos. Em todo trabalho, houve coordenação nas tarefas. Ou seja, sucesso se resume em “trabalho em equipe”.

O segundo princípio do sucesso é a COOPERAÇÃO!

Homens de lugares diferentes e de diferentes ocupações trabalharam juntos no muro.. Isto incluía sacerdotes, levitas, chefes e pessoas comuns, porteiros e guardas, fazendeiros; etc. Todos colaboram demonstrando um voluntariado marcado pela excelência. A cooperação obtida por Neemias demonstra até que ponto ele pode unir tão diversificado grupo.

O terceiro princípio do sucesso é a APROVAÇÃO!

Neemias aprovou seus obreiros. Ele os tratou como pessoas, não como objetos; eles tinham valor e não estavam lá para serem explorados. Neemias sabia que o trabalhador feliz no seu serviço, confiante nos seus superiores e com relações de cooperação com os colegas, espalhará o seu contentamento através de todo o grupo. Neemias era rápido em notar e apreciar o zelo e o esforço daqueles que trabalhavam com ele. O reconhecimento dado por um líder aos seus subordinados cria um sentimento de participação, de pertencer. Faz com que se sintam seguros. Dar aprovação às pessoas pelos seus esforços honestos é uma das chaves mais valiosas para o sucesso nas relações humanas.

O quarto princípio do sucesso é o TÉRMINO.

As palavras “edificou” e “reparou” estão no pretérito perfeito. Cada um continuou ocupado. Cada um sabia o que se esperava dele. Cada um trabalhou no seu lugar , e terminou aquilo que começou...

O quinto princípio do sucesso é a COMUNICAÇÃO.

A boa comunicação é marcada pela simplicidade, ou seja, esta arte implica em empregar palavras, gestos, e comportamento simples, comuns, compreensíveis a todas as pessoas, e assim facilmente comunicáveis. Neemias coordenou suas atividades dividindo o muro em cerca de 40 grupos diferentes. Dividindo o trabalho em partes. Neemias pode supervisionar o trabalho e comunicar-se com uma parte de cada vez. O que era antes uma situação complexa tornou-se relativamente simples quando foi subdividida..

Neemias fez uso da delegação de autoridade. Cada pessoa foi capaz de assumir responsabilidades por sua secção do muro. Grupos de obreiros tinham chefes de secção (por exemplo, Hanum chefiava os moradores de Zanoa, cf. Ne.3.13; os levitam trabalharam sob Reum; 3.17) e o poder de decisão foi delegado aos líderes de cada grupo. Se este não tivesse sido o costume de Neemias, ele teria ficado sobrecarregado com decisões triviais e nunca teria conseguido coordenar as atividades de todos os grupos. Neemias obteve sucesso porque dava valor aos seus trabalhadores e seguia os princípios básicos importantes da liderança eficaz.

Ele coordenou os esforços dos obreiros, garantiu a cooperação dos diversos grupos, mostrou apreciação pelo trabalho bem feito, verificou que cada tarefa foi completada satisfatoriamente, e batalhou para que a comunicação fosse adequada.

Prá refletir e praticar: Tenho prazer em trabalhar em equipe, visando sempre o bem comum do meu grupo? Tenho me disposto a cooperar com a obra do Senhor de forma proativa, sendo servo e voluntário? Minhas palavras incentivam as pessoas a intensificarem seus dons na obra de Deus ou as desanima? Cremos que Deus pode agir na diversidade, dentro do conceito: pessoas certas, nos lugares certos, com as motivações certas? Você é uma pessoa que coopera com palavras e obras? Ou apenas dá palpites sem “sujar as mãos”?

Nenhum comentário: