terça-feira, 3 de maio de 2011

A consagração do crente

Pastor: José Gonçalves da Silva

No capítulo 12 começa a quinta e última divisão de Romanos ! Serviço (caps.12-16). Agora vamos aprender como por em prática o que já aprendemos. Neste capítulo o apóstolo nos dá quatro retratos do crente.

I. Um sacrifício no altar ! 12:1-2

O verdadeiro serviço do crente com uma dedicação pessoal ao Senhor.

O crente que falha em sua vida cristã é o crente quem primeiro falhou diante deste altar negando se render completamente a Cristo. O Rei Saul no Velho Testamento falhou diante do altar (1Sam.13:8-13) (1Sam.15:10-22) e perdeu seu reino.

O motivo que Paulo usa para exigir esta dedicação é o do amor. Paulo não manda apresentar os nossos corpos, mas ele implora o crente fazer isso. Nós não servimos Cristo para ganhar os Seus dons; nós já temos tudo (Rom.3:21; 8:39) e nós O servimos por amor e gratidão.

A verdadeira dedicação a Deus é apresentar o corpo, a mente, e vontade de servir a Deus a cada dia. Não é somente um ato de levantar sua mão no culto ou fazer uma decisão. Dedicação é entregar os nossos corpos diariamente a Deus e receber a renovação do nosso entendimento.

Cada crente ou está CONFORMADO no mundo e vivendo nele, ou está TRANSFORMADO e diariamente se tornando mais e mais como Cristo (santificação). (2Cor.3:18) A palavra "transformar" é a mesma que está traduzida "transfigurar" em Mat.17:2 quando Cristo transfigurou-se diante dos apóstolos Pedro, Tiago e João.

Quando o crente está desta forma dedicado a Deus, vai aprender o que é a vontade de Deus para si mesmo. Deus não tem 3 vontades, mas nós crescemos no entendimento da vontade de Deus. Alguns crentes servem a Deus porque acha a Sua vontade BOA e tem o medo de desobedecer. Outros crentes servem a Deus porque acham a vontade de Deus AGRADÁVEL. Mas a dedicação total do crente a Deus o faz achar a vontade PERFEITA de Deus para a sua vida.

Todos os crentes são SACERDOTES de Deus (1Ped.2:5) e o primeiro sacrifício que devemos oferecer a Deus é o nosso corpo.

II. Um membro do corpo ! 12:3-8

Nosso serviço na igreja do Senhor começa com a dedicação pessoal (vs.1-2) e depois devemos fazer uma avaliação dos dons espirituais que temos vs.3). Os dons não são iguais em todos os crentes, mas todos estes dons vieram do Espírito Santo e devemos usá-los para a honra e glória de Deus. Cada crente deve usar seus dons conforme a medida da fé (vs.3) e Segunda a graça que é dada por Deus a cada um. (vs.6)

Agora Paulo mostra 7 ministérios:

1 - Profetizar ! 1Cor.14:3

2 - Ministrar ! que refere-se aos diáconos

3 - Ensinar ! 2Tim.2:1-2

4 - Exortar - pessoas a servir o Senhor

5 - Repartir ! Atos.5

6 - Presidir ! na igreja

7 - Exercer misericórdia ! às pessoas com necessidades

Efésios.4 apresenta os homens que Deus deu à igreja como: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, e doutores. Rom.12 e 1Cor.12 apresenta os dons que estes homens e cada crente tem. É muito perigoso não usar os dons de Deus para Sua glória. (2Tim.1:6). Os 12 homens de Atos.19:1-7 foram ignorantes do Espírito e os Seus dons; e os 7 homens de Atos.19:13-16 tentaram falsificar os dons de Deus. Os dois grupos não ganharam nada.

III. Um irmão na família ! 12:9-13

Cada crente tem seu serviço a Deus mas também tem que tratar o seu irmão na família de Deus com amor. O amor deve ser honesto e sem hipocrisia (1João.3:18). Devemos aborrecer o mal e amar o bem (Sal.97:10).

Ser fervoroso no Espírito significa na língua grega, "iluminar com poder". As características do amor aqui parecem com os frutos do Espírito em Gal.5:22-23.

Crentes na igreja devem cuidar uns dos outros e compartilhar seus bens com aqueles que tem necessidade. Em vs.13, "segui a hospitalidade" quer dizer que devemos fazer força para ajudar "sem murmuração". (1Ped.4:9)

IV. Um soldado na batalha ! 12:14-21

Junto com as suas bênçãos, o crente tem as suas lutas, e Paulo agora vai nos ensinar como lutar com aquelas pessoas que são inimigas da palavra de Deus. Devemos abençoar nossos inimigos e não amaldiçoá-los (Mat.5:10-12). Nenhum crente deve cair no pecado do mundo porque a sua vida não está reta diante de Deus (1Ped.2:11-25). O crente deve ser simpático (12:15) e humilde (12:16) porque o egoísmo e orgulho não é cristão. O crente nunca deve vingar-se porque "minha é vingança, diz o Senhor." (12:19).

Nenhum crente pode viver para si mesmo conforme a Rom.14:7-8 e devemos viver em paz com todos os homens. Naturalmente não podemos ganhar a paz a qualquer preço, porque não podemos permitir que o pecado ou heresia entre em nossas igrejas. Devemos seguir o conselho de Mat.5:38-48 e assim podemos ser pacificadores. (Mat.5:9).

Nos vs.19-21, Paulo refere-se a Prov.25:21-22 e Deut.32:35. Veja também Heb.10:30. A idéia aqui é que o crente já entregou tudo ao Senhor (12:1-2) e agora o Senhor tem a responsabilidade de cuidar do crente e até lutar no seu lugar nas batalhas da vida. Precisamos ter sabedoria (Tia.1:5) para lutar contra os inimigos da cruz porque podemos perder o nosso testemunho ou cair no pecado de compromisso. Várias vezes Paulo usou a lei Romana para ajudar na sua luta contra os inimigos de Deus (Atos.16:35:-40), mas ainda aceitou a prisão e a morte para ganhar alguns para Cristo. Se praticarmos diariamente Rom.12:1-2, temos certeza que Deus vai nos ajudar obedecer ao que está escrito no vs.3-21.


Nenhum comentário: